Artigo Político 3

Bispo Marcos José (Psicólogo)

                                                        
A Saga do Profeta mais Velho
Há Poucos dias li num jornal de circulação nacional uma matéria sobre I REIS 13 intitulada: ‘’O Engano do Profeta mais Velho”. No artigo o jornalista falava a respeito de política e de como as pessoas mudam de posição para tirar vantagem de quem estar no poder.
Fica inerente a crítica em que papel as igreja se prestam a fim de tirar proveito da situação: as convicções mudam, a revelação perde o sentido servindo de apoio a apologia que não tem nada a ver com a fé e vida dos cristãos. A Igreja veste a cor que melhor lhe convier!
O texto citado pela reportagem como base para a argumentação do assunto a fim de dar um ar de sagrado ao profano traz-nos algumas lições que são próprias para nos dar equilíbrio nas escolhas que fazemos sejam de cunho político, social, econômico ou religioso. Ainda mais quando precisamos fazer a escolha pelo voto  á  presidência  do país.
Neste clima de partidarismo político frente aos candidatos á presidência: Dilma X Serra, de confronto ideológico ao invés de discussão de programa de governo, de demonização dos candidatos em detrimento de propostas relacionadas à saúde, empregabilidade, educação, transporte, política interna e externa, reformas agrária, tributária e previdência. Para não entrar em assuntos sérios como Desenvolvimento Sustentável, Desmatamento, Apagão e Energia Verde, Bio-Combustível, Lixo, Reservas Naturais etc. etc.
Vemo-nos na obrigação de retornar ao texto para trazer parâmetros de escolha para igreja e vida de cada cristão. Aprendemos na hermenêutica que a palavra se interpreta por si só. Mesmo, assim, gostaria de destacar quatros verdades em I Reis 13 que corroboram para fazermos opções sadias.
O verdadeiro profeta não é gerado pelo tempo, experiência ou dons que possui, mas pela permanência na presença de Deus. Nem todo homem que foi usado por Deus no passado deve ter credito para que eu o veja, hoje, como porta voz de Deus. O parâmetro na condução profética não estar no passado, mas no presente.  A vida que ele tem hoje com Deus me indica se posso ouví-lo.
A)       A Revelação de Deus antes de ser coletiva é pessoal. O Profeta no texto falou que Deus lhe tinha falado dizendo tempo, hora e função que teria de fazer na cidade. Não entendemos porque não obedeceu. Existem tantas vozes ecoando no ar em nome de Deus que fica difícil sabermos qual a que deve ser a revelação de Deus para nós. Por isso o Apóstolo Paulo manda examinar as profecias e reter o que é de Deus. Para tanto precisamos calar os sons que ecoam em Nome de Deus e que são ecos do diabo.
B)        A revelação de Deus cumpre o propósito para qual foi revelada.  O Profeta no texto de I Reis !3 já tinha definido o que fazer na cidade e o tempo que duraria a sua ação ministerial. Deus não é agente de confusão. Ele não muda de lado dependendo da situação. Ele revela o que vai acontecer e os resultados das escolhas que fazemos. Cuidado com a voz do “profeta mais velho “que vem vestido de eloqüência, experiência e argumentos que podem desviá-lo dos caminhos de Deus.
C)        A Vida do profeta não depende do bem estar que recebe, mas da revelação que possui. Neste texto das escrituras o profeta tinha uma revelação de Deus que dizia que assim que terminasse sua missão deveria sair da cidade, mas a sujeitou ao bem estar de comer e dormir antes de sair da cidade. E assim fez igual a Esaú que vendeu o direito de primogenitura por um prato de lentilha. Após trazer o juízo de Deus sobre os moradores da cidade e ser poderosamente usado, ele vendeu o seu ministério pelo conforto oferecido pelo profeta mais velho.
O que aprendo com a saga do profeta mais velho é que Deus está atrás daqueles que antes de pregar e servir aos outros param para ouvir e obedecer ao autor e consumador da fé, Jesus. A minha experiência com Deus do passado não serve para manter a unção profética sobre a minha vida; faz-se necessário que mantenha o altar acesso, o óleo fresco e a adoração constante na presença de Deus. Além de entender que uma revelação para trazer juízo e tocar a vida das pessoas, primeiro tem que saciar a minha sede de justiça e fome de Deus.
Somente assim, estarei disposto a dizer como Apóstolo Paulo: “O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto. Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas no que qualquer tem ousadia (com insensatez,falo) também eu tenho ousadia. São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu. São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no  deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza”. II Cor.11:23ss.
Lembre-se o quinhão do profeta e sua recompensa maior como diz o Ap. César Augusto sempre será a presença de Deus.
Quanto a escolha que você tem que fazer no que diz respeito à eleição presidencial sugiro que pare de ouvir as vozes dos profetas mais velhos que se julgam formadores de opinião
e defensores dos oráculos divinos e feche os ouvidos para  revelações, boatos, fofocas e muxoxos que vem através de email, Orkut, MSN,Twitter, Face Book, Skype, Torpedo, Jornais e Televisão.
Avalie a proposta de governo de cada candidato procurando entender qual é a melhor para nossa nação e faça a sua escolha.
Entenda que num sistema democrático, o (a) presidente (a) não executa nada sem antes pedir a aprovação da Câmara e Senado Federal. Se, por acaso, ele (a) envie ao congresso algo que interfira ou macule os princípios cristãos pressione os deputados e senadores do seu estado a fazerem um veto e não permitam que passem projetos prejudiciais ao coletivo da Nação.
                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:


Dinamike Motivação de Grupos

Motivação de Grupos

Todos os motivos nos levam a uma dinâmica individual, social sem diferenças de valores, cultura, credo religioso, nação e raça! Somos essencialmente motivados e impulsionados a descobrir a essência de nós mesmos e do outro com o intuito de desenvolver potencialidades humana. Você é o ser, o motivo, o sentido, a vida! Dinamike é apenas o facilitador dos conteúdos vivenciados por você em sua experiência individual ou grupal. Você é o motivo que nos motiva!

LUZ E VIDA

Vida, idéias, comentários,mensagens, frases, orientações, imagens,eventos, etc.

Dinamike

Dinamike
AGRADECEMOS SUA VISITA!