AS CORES DA VIDA


A Psicologia e a Fisiologia das Cores


Por Cristiana Pinheiro Guimarães
Acredite ou não, usar certas cores pode nos ajudar a conseguir um aumento, vencer um argumento e até mesmo convencer os mais tímidos a se soltarem. Cores em casa podem nos levar a relaxar, encorajar ou desencorajar um bate-papo e até mesmo provocar insônia. Cores em embalagens enviam mensagens subliminares sobre o produto: se ele é saudável, caro, perigoso.
Mas, por quê? Por causa da psicologia das cores. As cores possuem significados e transmitem mensagens. Conhecer o significado das cores, portanto, é fundamental para uma pessoa definir a mensagem que ela quer tranmitir aos seus observadores.
Teste rápido: você sentiria mais confiança contratando um advogado de gravata azul marinho ou um com a gravata laranja vibrante? Com qual consultora financeira você iria se aconselhar: com a de tailleur cinza ou com a de rosa forte? E qual estagiária para a empresa de publicidade você chamaria para uma entrevista: a de vestido azul e bolsa laranja, ou a de vestido preto e bolsa na mesma cor?
Estudos comprovam que, além dos efeitos psicológicos das cores, também sofremos os seus efeitos fisiológicos. Isso porque cada cor possui um comprimento de onda e os nossos olhos reagem de forma diferente à percepção das cores, desencandeando, imediatamente, uma reação em nosso sistema nervoso.
Por exemplo, cores quentes – como amarelo, laranja e vermelho – possuem o maior comprimento de onda, o que significa que os nossos olhos dispendem maior energia para visualizá-las. Por isso tais cores costumam “avançar” na nossa frente. Cores quentes também estimulam o cérebro, aumentam os batimentos cardíacos e a respiração.
Por outro lado, cores frias – como azuis e verdes – possuem o menor comprimento de onda, os nossos olhos dispendem menos energia para vizualizá-las. Cores frias possuem um efeito relaxante, calmante, tranquilizante. Enquanto as cores quentes “avançam”, as cores frias “recuam”.
Importante mencionar que não existem cores “boas” ou cores “ruins”. Existe bom uso da cor ou o seu uso equivocado. E isso não se aplica apenas à moda, mas também à decoração, propaganda, design, e outros. E para finalizar, como iniciei o texto falando em cor certa para “conseguir um aumento”, segue aqui uma dica: no final do ano, uma semana antes da avaliação anual dos funcionários da empresa em que você trabalha, use diariamente um detalhe vermelho na roupa. Como o vermelho é a cor que possui a maior memória visual, certamente seu chefe não irá esquecer do seu excelente desempenho.
Envie seus comentários e sugestões para contato@4insiders.com.br

Nenhum comentário:


Dinamike Motivação de Grupos

Motivação de Grupos

Todos os motivos nos levam a uma dinâmica individual, social sem diferenças de valores, cultura, credo religioso, nação e raça! Somos essencialmente motivados e impulsionados a descobrir a essência de nós mesmos e do outro com o intuito de desenvolver potencialidades humana. Você é o ser, o motivo, o sentido, a vida! Dinamike é apenas o facilitador dos conteúdos vivenciados por você em sua experiência individual ou grupal. Você é o motivo que nos motiva!

LUZ E VIDA

Vida, idéias, comentários,mensagens, frases, orientações, imagens,eventos, etc.

Dinamike

Dinamike
AGRADECEMOS SUA VISITA!